Só o início de uma história



Quando esse serviço de Fisioterapia foi inaugurado, já manifestava a percepção de que a atuação do fisioterapeuta ultrapassava uma lógica estritamente biomecânica ou neurofuncional.

 A atuação no campo da Neurologia e da Neuropediatria, já permitia ver claramente que as dinâmicas motoras e as expressões gestuais e posturais contavam e representavam muito mais do que uma resolução estritamente motora, mas são resultados de dinâmicas neuropsíquicas, de valores socioculturais, constituindo-se como estratégias e caminhos fundamentais de expressão do Ser no Mundo, bem como permitem a cada pessoa modificar a si e ao seu meio. Essas dinâmicas, portanto, mostravam-se extraordinariamente mais complexas e, consequente, mais ricas, exigindo a interdisciplinaridade como perspectiva epistemológica para a produção de conhecimentos e a integralidade de atenção a saúde como eixo norteador na vivência clínica. 

Esse caminho fez abraçar a Psicopedagogia e a Psicomotricidade como campos parceiros e intercomplementares, permitindo uma amplificação da atuação do fisioterapeuta. Nessa lógica, campos como a Fisioterapia Músculoesquelética, a Fisioterapia Respiratória, a Fisioterapia Genitourinária, a Fisioterapia Dermatofuncional, a Fisioterapia Neurológica deixam de ser campos isolados para serem abordados como interfaces da Motricidade do Sujeito. Respeita-se o sujeito como pessoa Unica, Indivisível, que não pode ser compreendida distanciadamente de sua Totalidade.
Os recursos, portanto, da Psicopedagogia e da Fisioterapia, são compreendidos como instrumentos, ferramentas e estratégias que ganham destaque quando pensadas no processo terapêutico. Valoriza-se assim, a interrelação entre terapeuta e paciente, onde ambos têm o protagonismo do processo.